2016 foi a mesma merda de sempre

Tem-se falado muito de como o ano de 2016 foi uma porcaria. Concordo que, coletivamente falando, não foi um dos melhores anos para a raça humana. Mas por um lado 2016 foi a mesma merda de sempre. Vamos aos fatos:

Pessoas nascem, vivem e morrem (e algumas delas são famosas).

É isso. Morreram Prince, David Bowie, Alan Rickman, Gene Wilder, Anton Yelchin, Fidel Castro e mais 53 milhões de pessoas (estimativa de quantas pessoas morrem em um ano).1 As principais causas de morte provavelmente foram, em ordem: doenças do coração, derrames, doenças pulmonares/respiratórias, câncer e HIV/AIDS. Guerras e violência em geral contribuem bastante, mas não tanto quanto pensamos (estão sempre no top 15 ou 20).2, 3

Acontecem reviravoltas políticas (ou não).

Alguns anos não têm reviravoltas políticas. Outros sim. Outros vivemos os efeitos de reviravoltas que aconteceram no passado. Impeachments, golpes, auto-golpes, eleições que dão poder a este ou aquele candidato. Brexit, Trump. O Brexit mostrou que alianças políticas e econômicas podem ser desfeitas. Esse tipo de coisa já aconteceu. Em 1991 a União Soviética e os países da Europa Oriental abandonaram o socialismo e quase todas as alianças que tinham uns com os outros. Agora, Trump é um pouco diferente para o padrão americano (será o primeiro presidente que nunca teve cargo público ou serviu nas forças armadas). Mas outros países e potências já colocaram lunáticos no poder ao longo da história. Não será a primeira vez e, salvo uma guerra nuclear ou impacto de asteroide com a Terra, não será a última.

Acontecem guerras em lugares onde ninguém liga (ou não).

Existem guerras que, tirando aqueles que vivem na zona de conflito, ninguém liga a respeito. É o que acontece com a maioria dos conflitos africanos. Isso ocorre por causa do velho desdém que o mundo inteiro infelizmente têm com o continente. Outras guerras já são mais "importantes" (aos olhos do mundo, principalmente dos que mandam no mundo). A Síria tem sido um bom exemplo disso. Existem interesses poderosos por trás do conflito na Síria--interesses da Arábia Saudita, da Rússia e dos Estados Unidos, principalmente, mas não vou tratar deles. O importante é saber que há guerras: e algumas são mais importantes do que outras na visão daqueles que mandam no planeta. Se a guerra fosse na Europa, então, o mundo parava, porque quase metade dos donos do mundo moram lá.

Ideias são debatidas e os ânimos se acirram.

Coxinhas vs Mortadelas. Conservadores vs Liberais vs Socialistas. Alt Right vs Regressive Left. Old Left vs Social Justice Warriors. E por aí vai... Nada de novo. Sempre houveram embate de ideias. Hoje em dia o embate, pelo menos no Ocidente, aparenta ser mais entre ideologias políticas, mas no passado mais remoto a trocação de farpas maior era entre as religiões. Ninguém concorda, nem nunca concordará.

Todos se perguntam o porquê dessa desgraça toda existir (mas agarram-se à uma ideologia ou religião e se dão por satisfeitos).

Todos aqueles que têm um mínimo de capacidade reflexiva param para pensar sobre o porquê de estarem vivos e qual o propósito disto tudo. Isso sempre ocorreu e continuará ocorrendo. A maioria das pessoas se agarra à uma ideologia política ou fé religiosa e se dá por satisfeita. Nem precisava ter explicado essa.

Boa parte das pessoas procria e o ciclo se repete.

Pronto, acabou. Feliz 2017 para todos!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1. http://www.ecology.com/birth-death-rates/
2. http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs310/en/
3. https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_causes_of_death_by_rate