Chanceler Forrest Gump e o medo que isso causa

O chanceler Araújo é um simplório, cognitivamente falando. Sabemos disso desde o início do ano, mas hoje esse dado foi esfregado nas nossas caras mais uma vez. Antes de Bolsonaro torná-lo chanceler, esse sujeito esteve no Itamaraty durante anos. Sempre imaginamos que o Itamaraty fosse uma instituição de referência, mas agora vemos que isso era uma ilusão. Surge aqui uma constatação aterrorizante: se o Itamaraty tem pessoas deploráveis e incapazes, imaginem outros lugares que acreditamos ter funcionários de alto padrão. Daqui a pouco veremos médicos no hospital Albert Einstein que são contra a vacinação e pilotos da KLM que são terraplanistas.



Em palestra na Heritage Foundation, um think-tank conservador (que também serve de lobby para causas conservadoras), Araújo afirmou que há uma conspiração marxista por trás dos dezenas de milhares de cientistas ao redor do mundo que estudam a questão climática. Nem mesmo a maioria das pessoas ricas que assistiram a palestra acreditam no besteirol propagado por Araújo. E olha que aquelas são pessoas de direita, propensas a acreditarem em amigos imaginários como Deus e a mão-invisível do mercado. Falo um pouco da questão da negação do aquecimento do planeta por conta da atividade industrial e liberação de gases causadores do efeito estufa no meu texto "Tudo o que você precisa acreditar para ser um idiota".

Nesse texto, toco em outras teorias da conspiração também abraçadas por Araújo e outros discípulos do astrólogo geocentrista e terraplanista, Olavo de Carvalho. Outras teorias absurdas abraçadas por esses simplórios cognitivos são, por exemplo: a ideia de que o petróleo não é um combustível fóssil; a crença de que há um grupo de capitalistas bilionários que fomenta uma agenda "globalista" e marxista; a crença estúpida e imbecil de que as vacinas são uma conspiração para adoecer a população ou esterilizá-la; a crença de que a Terra é o centro do universo e que a teoria da evolução é uma ficção materialista que visa afastar as pessoas de Deus; e, por fim, a ideia burra e completamente fora da realidade de que fascismo e nazismo foram movimentos de esquerda.

Pois bem, somos governados por completos idiotas.


Referências: